Base de Conhecimento

Por favor Entrar ou Registre-se
Você está aqui: Suporte > Base de Conhecimento > Configuração de e-mail > Diferenças entre POP3 e IMAP

Diferenças entre POP3 e IMAP

POP3 ou IMAP

Com frequ√™ncia somos questionados sobre o uso de POP3 ou IMAP, ent√£o este artigo vai tentar ajudar a esclarecer algumas d√ļvidas para que o leitor possa escolher entre o uso de um ou de outro para leitura dos seus e-mails.

Existem v√°rias formas de acesso aos e-mails atrav√©s de um PC/notebook, sendo que o webmail, POP3 e IMAP s√£o os mais comuns. Atualmente temos tamb√©m um grande n√ļmero de usu√°rios que usam al√©m de um PC ou notebook tamb√©m outros dispositivos como Smartphones e Tablets.

Há outros protocolos para uso de e-mail, mas o objetivo deste artigo e explicar de forma resumida como funcionam IMAP e POP3, que são comuns em praticamente todos os clientes de e-mail. Um cliente de e-mail é um programa ou APP responsável pelo recebimento e envio de mensagens.

Protocolo POP3

√Č a forma mais "antiga" de uso do e-mail. O cliente de e-mail utilizado (Outlook/Thunderbird/Outros) faz o download total de todas as mensagens de sua "Caixa de Entrada" do servidor para o para seu computador e geralmente as mensagens no servidor sempre s√£o apagadas ap√≥s serem baixadas.

Como as mensagens são baixadas e apagadas do servidor, o uso do webmail ou da conta de e-mail em mais de um dispositivo fica bastante restrito, pois uma mensagem baixada por um dispositivo ficará somente nele e não será mas acessível em outro dispositivo.

A vantagem do POP3 é que se ocupa pouco espaço no servidor, pois as mensagens são constantemente apagadas, liberado espaço. Um grade problema do POP3 é que se o computador/dispositivo onde as mensagens foram baixadas tiver problemas, o usuário corre risco de perder as mensagens caso não faça backup regularmente.

Protocolo IMAP4

As mensagens s√£o mantidas no servidor e sincronizadas com o seu cliente de e-mail (Outlook/Thunderbird/Outros). Este sincronismo permite que voc√™ acesse seus e-mails em v√°rios computadores/dispositivos e tamb√©m pelo webmail de uma forma consistente, pois as opera√ß√Ķes s√£o sincronizadas.

Por exemplo: Se voc√™ apagar ou mover uma mensagem da "Caixa de Entrada" para outra pasta no Outlook do seu PC, esta a√ß√£o tamb√©m √© enviado para o servidor e assim, se voc√™ estiver usando usando a mesma conta em um tablet, este tamb√©m vai ser sincronizado com as mesmas a√ß√Ķes. Isso sem falar no webmail, que vai mostrar as mesmas pastas e mensagens.

A desvantagem do IMAP4 √© ser um pouco mais lento em fun√ß√£o das opera√ß√Ķes de sincronismo, principalmente quando o acesso internet √© lento ou inst√°vel e tamb√©m por exigir mais espa√ßo no servidor, j√° que as mensagens est√£o armazenadas nele.

Outra grande vantagem de usar IMAP é que se houver problemas com o PC/notebook, basta recriar novamente a conta e aguardar o sincronismo inicial, pois as mensagens estão no servidor, então o risco de perda de dados é bem menor.

 



Esta resposta lhe foi √ļtil?

Adicionar aos Favoritos
Imprimir este Artigo

Veja também
Configura√ß√£o do Outlook (Visualiza√ß√Ķes: 2362)
Configura√ß√£o IMAP para iPhone e iPAD (Visualiza√ß√Ķes: 1446)
Configura√ß√£o do Outlook Express (Visualiza√ß√Ķes: 2294)
Configurar Gmail como cliente POP3 (Visualiza√ß√Ķes: 462)

Powered by WHMCompleteSolution

Idioma:

Navegação Rápida

Suporte Suporte
√Ārea do Cliente √Ārea do Cliente
An√ļncios An√ļncios
Base de Conhecimento Base de Conhecimento
Enviar Ticket Enviar Ticket
Downloads Downloads
Pedido Pedido

Login Cliente

E-mail

Senha

Lembrar

Pesquisar